«Quem em uma situação como esta, de injustiça social e repressão criminal, escolher o caminho da passividade e erguer a bandeira hipócrita da imparcialidade política torna-se cúmplice do mal.»

(Silvio José Báez – bispo-auxiliar de Manágua, Nicarágua, clamando contra a violência e repressão do governo de Daniel Ortega)

Quem sou eu

Jales, SP, Brazil
Sou presbítero da Igreja Católica Apostólica Romana. Fui ordenado padre no dia 22 de fevereiro de 1986, na Matriz de Fernandópolis, SP. Atuei como presbítero em Jales, paróquia Santo Antönio; em Fernandópolis, paróquia Santa Rita de Cássia; Guarani d`Oeste, paróquia Santo Antônio; Brasitânia, paróquia São Bom Jesus; São José do Rio Preto, paróquia Divino Espírito Santo; Cardoso, paróquia São Sebastião e Estrela d`Oeste, paróquia Nossa Senhora da Penha. Sou bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arq. de Ribeirão Preto (SP); bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. da Assunção; Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália); curso de extensão universitária em Educação Popular com Paulo Freire; tenho Doutorado em Letras Hebraicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realizo meu Pós-doutorado na PUC de São Paulo. Estudei e sou fluente em língua italiana e francesa, leio com facilidade espanhol e inglês.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Morre Frei Gilberto Gorgulho, aos 79 anos


Gorgulho era professor em várias faculdades e seminários católicos e ultimamente dava cursos no Programa de Ciências da Religião na PUC-SP
FREI GILBERTO DA SILVA GORGULHO - na foto com paletó escuro e de óculos
Faleceu nesta terça-feira, 25 de dezembro, o Frei Gilberto da Silva Gorgulho, 79 anos, em São Paulo. Natural de Cristina (MG), era frade da Ordem dos Pregadores (Dominicanos). Teólogo e exegeta, era doutor em Exegese pela École Biblique et Archeologique Française de Jerusalém. Professor em várias faculdades e seminários católicos, dava cursos ultimamente no Programa de Ciências da Religião na PUC-SP.

Foi colaborador do cardeal D. Paulo Evaristo Arns, então arcebispo de São Paulo, na assistência aos frades dominicanos presos durante o regime militar, no fim de 1969 e nos anos 1970. Em parceria com a exegeta norte-americana Ana Flora Anderson, assinou por mais de 40 anos uma coluna de interpretação dos Evangelhos no semanário O São Paulo, da Arquidiocese de São Paulo.

O velório realizou-se na igreja da Paróquia de São Domingos, na Rua Caiubi, 164, no bairro de Perdizes. Após celebração de missa de corpo presente, às 6h45, o corpo será sepultado às 8 horas no Cemitério do Santíssimo Sacramento, na Avenida Doutor Arnaldo, 1220.

Fonte: ESTADÃO.COM.BR - Brasil - 26 de dezembro de 2012 - 14h20 - Internet: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,morre-frei-gilberto-gorgulho-aos-79-anos,977822,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.